Construindo uma equipe de Sucesso

16-09-2010 11:39

 

Etmologicamente, a palavra “equipe” vem do francês.Grupo de pessoas encarregadas de algum trabalho ou serviço comum.
“sucesso” deriva do latim, successu, aproximação, êxito, resultado feliz e, até mesmo parto.
Para construir equipes de sucesso vai muito além de pessoas destinadas à execução de determinada tarefa, precisamos entender que o sucesso de uma equipe deve-se basicamente á sua formação, deva possuir maturidade para aceitar desafios e principalmente capacidade em atingir o alto desempenho, quantitativo e qualitativo, resumindo, não há mais tempo para “melindres”.


-OBJETIVOS PRÁTICOS PARA CONSTRUIR UMA EQUIPE DE SUCESSO.


-Deixar clara, missão e metas.

-Trabalhar de maneira criativa.

-Concentração nos resultados.

-Manter explícitas funções e responsabilidades.

-Participar com idéias, sugerindo melhorias.

-Desenvolver um ambiente de trabalho em grupo harmonioso.

-Solução para as discordâncias evitando sentimentos de raiva e rancor.


CONSTRUINDO EQUIPES AUTO-GERENCIAIS.


Criar equipes capazes de gerenciar o próprio trabalho é tarefa complicada nos dias de hoje, mas precisamos mudar este quadro aceitando valores fundamentais para alcançarmos o nosso objetivo, termos como parâmetro a visão comum, que é simplesmente compartilhar os objetivos, fazendo sentido para todos os envolvidos; comprometimento, sendo os objetivos comuns, torna-se possivel obter um comprometimento da equipe, significando que a partir daí, estaremos trabalhando para chegarmos ao objetivo, aumentando a consciência das atitudes benéficas ou prejudiciais .Termos confiança da capacidade e do comprometimento da equipe criando um vinculo que diminui a necessidade de controle do trabalho que está em execução, tendo o apoio como uma “interface” para com a equipe, auxiliando nas funções de problemas e defesa de fatores externos.


BOAS MANEIRAS NO AMBIENTE DE TRABALHO.

O trabalho é provavelmente o local onde passamos a maior parte de nosso dia. O respeito entre as pessoas deve ser uma constante, mantendo um clima harmônico e favorável aos negócios.
Nada mais desconfortável do que um local onde não existe respeito entre os funcionários.Para que isso seja evitado, existem algumas regras a serem observadas.

DEVERES DO FUNCIONÁRIO.


-Ser pontual e assíduo.

-Ao chegar e sair do local de
trabalho deve cumprimentar os colegas.

-Não deve ficar reclamando de tudo o tempo todo.

-Evitar o mal humor.

-Ter espírito de coleguismo.

-Ter habilidades para trabalhar em equipe.

Devemos nos lembrar sempre, da importância das boas maneiras no ambiente de trabalho e na vida, evitando assim a falta de polidez, pois podemos criar situações de tensão, com gestos rudes, pequenas grosserias, tom de voz elevado, isso sem falar das fofocas, cochichos, diz que me disse, ironias, atitudes cínicas e desprezo aos colegas de trabalho, tornando o ambiente degradante para os que buscam uma condição de vida elevada. Outra situação, que embora pareça sem importância alguma, faz a maior diferença no nosso ambiente de trabalho como por exemplo, sempre que derrubarmos alguma coisa no chão, pegue e recoloque em seu lugar, quando usarmos os sanitáros, deixe-os limpos, ao tomar café ou água jogue o copinho no lixo ou lave a sua xícara ou copo se estiver numa copa e não houver alguém designado para esse serviço.
Experimentemos a praticar em nosso local de trabalho e até mesmo em nossa vida uma conduta séria de boas maneiras, dizendo sempre que couber quatro palavrinhas básicas: com licença, por favor, obrigado, desculpe-me.


ORGANIZAÇÃO


A desorganização é uma das principais causas do desperdício de tempo e dinheiro, além de provocar retrabalho e contribuir para o aumento do stress no ambiente de trabalho.
Gerenciar melhor o tempo será um dos desafios que colocaremos em prática no nosso dia, mas sabemos que para a obtenção de uma melhor administração de nossas atividades profissionais e pessoais, precisaremos identificar o motivo do mal aproveitamento deste tempo.Queremos acreditar que sempre teremos tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos, mas para isso temos que estabelecer metas, definir prioridades e organizar o ambiente de trabalho.


POSTURA / BOM ATENDIMENTO / TRATAMENTO


Bom atendimento deve ser a preocupação constante de qualquer empresa.Requer profissionalismo dos funcionários, qualidade nos serviços oferecidos.Não podemos passar a imagem de mais uma empresa e sim a “EMPRESA”, diferenciada pela adequação da estrutura para o atendimento dos objetivos definidos, bom desempenho social condizente ao cargo, ética interna e externa, elevando assim, uma boa imagem da empresa, pois tudo que fazemos e falamos em relação a nós mesmos, ao colega, à sociedade, funciona para quem nos ouve como credencial.Sendo de boa qualidade, todo mundo nota.