Ler ou não ler, eis a questão.

08-10-2010 19:48

 

 

A leitura de um bom livro nos proporciona uma viajem completamente diferente das que fazemos em um carro ou em um avião, a viajem é num mundo imaginativo, onde a criatividade é limitada somente pelo próprio leitor, um lugar onde cada um tem uma visão completamente diferente do que se lê, e é por isso que ler é muito importante, um exercício do intelecto que se reflete na forma como criamos nossos próprios conceitos.

Ler nos proporciona crescimento pessoal, melhora nosso vocabulário e nossa escrita. É uma pena que o perfil da leitura no Brasil esteja em baixa, pois poucos tem o hábito de leitura.

“ Chega a ser realmente triste quando se olha os dados da pesquisa referentes ao fato de se vencer na vida através da leitura. 60% dos entrevistados disseram que não conheceu ninguém que tenha vencido por conta do hábito de ler, o que significa duas em cada três pessoas dentro da amostragem da pesquisa 172.731.959 pessoas (92% da população).

A maioria dos brasileiros gostam de assistir televisão (77%) ou ouvir música (53%). Ler está em quarto lugar, atrás de descansar e ouvir rádio. “60 milhões (35%) declaram gostar de ler em seu tempo livre. 38 milhões dizem fazer isso com frequência. A preferência cresce com a renda e a escolaridade (48% no Ensino Médio e 64% no Superior). Entre quem ganha mais de 10 SM, vai a 67%.” Um dado interessante é que “nas famílias onde há um professor, este índice sobe de 32% para 46% (mostra a importância da valorização da leitura na formação de leitores)”.

A juventude brasileira tem o poder de mudar esse quadro, e tomar uma nova atitude em relação ao hábito de ler. Temos uma gama e autores brasileiro que possuem grandes obras literárias, e uma infinidade de livros estrangeiros nas livrarias nos esperando. O habito de leitura vai nos tornar jovens com muito mais a oferecer para nossa sociedade.

www.entrelinhas.info/pesquisa-mostra-perfil-do-leitor-brasileiro/