Primeiro Emprego, Um Grande Desafio!

08-10-2010 19:38

 

 

Encarar a realidade do primeiro emprego é realmente um grande desafio para muitos jovens nos dias atuais.  É umanova responsabilidade que precisa ser assumida, e uma enorme expectativa se forma em torno deste novo caminho, o trabalhar.
Nem sempre se consegue o primeiro emprego que se sonha, e a realidade é completamente diferente para aqueles que não possuem formação em nível superior. Acordar cedo e correr atrás de entrevistas passa a ser a nova rotina do jovem. E quando ele entra numa sala para ser entrevistado? Aqui estão alguma dicas de como encarar uma entrevista de emprego do site:

www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/dicas.aspx

1. Não dê nada por garantido nem assuma nenhum pressuposto. Ouça atentamente o seu interlocutor. Se alguma das perguntas que lhe for feita exigir mais do que uma simples resposta, esteja a vontade e reflita durante alguns segundos, em vez de responder impensadamente.

2. Não monopolize a conversa nem tente evitar responder a perguntas. Existem diversas maneiras sutis de assumir o controle sem hostilizar o entrevistador, ou dar início a um guerra pelo poder.

3. Assuma uma atitude positiva relativamente a tudo e todos. Não uma atitude de falso otimismo, mas não se queixe do seu emprego ser chato, da forma injusta com o seu chefe o trata ou da forma como os seus colegas e colaboradores se comportam. Mesmo um comentário negativo feito por acaso, poderá colocar o seu entrevistador de sobreaviso e preocupá-lo. Nessa situação, até poderá sentir-se tentado a explorar mais essa situação e descobrir uma razão para retirá-lo da “corrida”. Ou até a sua própria atitude poderá provocar essa situação. ( Este conselho vale para quem já está saindo de outro emprego).

4. Não copie na totalidade a linguagem corporal do seu entrevistador. Poderá ser notado e parecer que está o imitando ou a agir de forma estranha. No entanto, poderá tentar adotar a postura global e, consequentemente, ficar mais confortável psicologicamente.

5. Não deixe que seja o entrevistador a ter todo o trabalho. Apoie as suas respostas com fatos. Não dê respostas de sim e não ou de uma palavra só. Poderá começar assim, mas a seguir continue com uma resposta mais completa.

6. A não ser que o entrevistador faça, evite questões tabu como salários e benefícios, já que isso fará parecer que só está interessado no pagamento ao fim do mês e não no emprego em si. Além disso, é do seu melhor interesse esperar até ao último momento para discutir esses assuntos. Nessa altura, já terá informação suficiente para calcular aproximadamente quanto vale esse cargo e qual o valor que poderá acrescentar a empresa.

 

Revisado e Publicado por Kelson Cruz