Papo-Sério: O Verdadeiro Líder

05-10-2010 11:40

 

 

 

 

O exercício de dar rumo às coisas e as pessoas se aprende a cada dia. Quem ensina a obediência a Palavra (fé) é capaz de fazer aflorar na equipe o que ela tem de melhor.

Por que, então, os lideres se aborrecem constantemente?

 Porque querem controlar tudo e todos ao seu redor e a verdade é que ninguém controla ninguém.

 

Muitos reclamam que na equipe ninguém oferece alguma idéia nova ou toma qualquer tipo de iniciativa, é como o elefante no circo, um animal enorme e com muita força, mas que fica presa a um pequeno tronco. Ele é capaz de arrancar uma arvore e, se quiser, poderá desprender-se da estaca facilmente e fugir, mas não faz, pois, é adestrado desde pequeno (negativamente), o toco representava obstáculo real. Isso também acontece com as pessoas, elas acreditam não poder fazer as coisas, então, não conseguem.

A única maneira para fazer as coisas acontecerem é tentando, errando ou acertando. Mas é preciso fazer com a coragem, fé, determinação e muito apoio. Apoio, este, que deveria vir especialmente da liderança e esta, muitas das vezes, é omissa. O verdadeiro líder estimula as pessoas a vencerem os obstáculos, para tanto, é preciso confiar, naquilo que você tem ensinado através da palavra, e delegar. Se você continua fazendo as coisas pelos outros e tomando decisões por eles, estará criando um “bando de fracos”.

É difícil desenvolver confiança quando não há dialogo, é preciso criar a parceria, com Deus e com os Jovens. Quando você é sincero e verdadeiro e passa a visão da Fé, você cria um comprometimento da sua equipe, pois, eles vêem a sua intenção de ajudar e conduzi-los à vitória, aos resultados em suas vidas e, o principal, à salvação.

Pr. Rui Alves